Densidade Populacional e TIPAU - Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Densidade Populacional e TIPAU

Freguesia > Demografia

Analisando, a densidade populacional das freguesias do município de Santo Tirso, verifica-se que as freguesias com densidades mais elevadas se encontram a Norte e Nordeste do município.



Densidade populacional, no município de Santo Tirso (2011)


A variável densidade populacional é o principal indicador utilizado para a designação da Tipologia de área urbana (TIPAU), como poderemos verificar as áreas predominantemente urbanas correspondem as freguesias mais densificadas, como se pode ver no mapa da tipologia de área urbana.


Tipologia da área urbana (TIPAU) no município de Santo Tirso (2011)


A Vila de São Tomé de Negrelos é uma área predominantemente urbana (APU) (Figura 12), pelo facto de apresentar uma densidade populacional superior a 500 hab./Km2, mais concretamente a freguesia têm uma densidade populacional relativamente ao ano de 2011 de 658,41 hab./Km2. Segundo o INE e DGOTUD classifica-se de «Freguesias urbanas (APU) – freguesias que possuam densidade populacional superior a 500 hab./Km2 ou que integrem um lugar com população residente superior ou igual a 5000 habitantes».
No município de Santo Tirso das 14 freguesias apenas 4 são mediamente urbanas (AMU), sendo na sua maioria freguesias urbanas (APU)
.

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal