Espaço construído - Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Espaço construído

Freguesia > Demografia

A freguesia de São Tomé de Negrelos é servida pela estrada nacional 105 que liga Guimarães ao Porto, sendo um importante meio de fluxo viário.

As vias de comunicação que a freguesia possui acompanham a mancha de edificado, podendo-se supor que os fluxos viários são direccionados à N105. No entanto, as vias de comunicação são na sua maioria de empedrado e uma pequena parte em via romana, encontrando-se em estado razoável de conservação.

Sendo, as vias de comunicação um forte elo de interacção urbana, uma vez que «ao longo das estradas alinham-se fabriquetas e lojas de exposição de produtos, alternando com casas, que continuam ornamentadas de vinhas trepadeiras, que cada família teima em cultivar, para manter a produção caseira de vinho verde ou americano» (Daveau, 2000, pág. 897), formando uma conurbação entre pequenos aglomerados e o verde agrícola.

O edificado no município de Santo Tirso entre 2001 e 2011 registou um aumento da construção em todas as freguesias. A freguesia de São Tomé de Negrelos teve um aumento de 895 edifícios em 2001 para 1318 em 2011, sendo que apenas 109 edifícios foram registados neste decénio (2001 a 2011) como época de construção.

A freguesia dispõe de serviços como um Centro de Saúde; um Posto de Correios; uma Escola Integrada de São Tomé de Negrelos que inclui o ensino regular da Escola de Negrelos até ao 3º ciclo do ensino básico e a Escola da Ponte de ensino diferenciado (com base na autonia do aluno).
A vila apresenta ainda em termos económicos a presença de pequeno comércio, uma forte implementação de confecções familiares e actividade agrícola como segundo meio de subsistência.


Edificado no município de Santo Tirso (Nº), em 2001 e 2011

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal