O Relevo - Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Relevo

Freguesia > O Território

Hipsometria

A hipsometria configura a altimetria e o relevo, sendo a sua leitura efectivada através das classes altimétricas que definem os intervalos de altitude.

A altitude mais elevada da freguesia de São Tomé de Negrelos situa-se a Sul da freguesia onde alcança a cota máxima de 455 metros. Em sentido oposto, a Norte, observa-se a cota mais baixa da freguesia aos 70 metros, junto ao rio Vizela.


Na freguesia de São Tomé de Negrelos, as altitudes mais representativas não são tão elevadas como as do município, estando estas compreendidas entre os 200 e os 350 metros, em que as altitudes dos 300 aos 350 metros representam 17,3% da área, dos 200 aos 250 metros,16% e no intervalo de altitudes dos 250 aos 300 metros temos 13,9% da área da freguesia.

Declives

O declive refere-se a inclinação morfológica do terreno e pode surgir como uma condicionante do relevo, ou seja, um obstáculo a determinadas actividades.

O relevo da freguesia de São Tomé de Negrelos apresenta maior percentagem de declives dos 5 aos 10 graus (26,8%) e dos 0 aos 5 graus (25,7%), apresentando uma área susceptível à construção pelo facto de ter uma área aplanada. Ressalva-se o último intervalo dos 20 aos 31 graus que apesar de representar apenas 6,2% da área de estudo, têm uma grande percentagem de declives mais acentuados comparando com o município.


Exposições

Quanto à distribuição das exposições verifica-se a predominância das orientações a Norte, as quais representam 28% da freguesia. A Nordeste e Noroeste, temos 10,3 e 18% das áreas expostas. No entanto, as áreas expostas a Sul são 3,3% a Sudoeste, 8,3% e Sudeste, 1,5%, estas áreas são as mais favoráveis à construção e agricultura devido a maior incidência de insolação e menor índice de humidade, resultado da radiação solar directa e da radiação difusa.


Nesta freguesia, as vertentes orientadas a Sul apresenta a maior proporção de território com declives mais elevados em sentido oposto próximo do rio (Norte) aparecem os menores declives.

A freguesia de São Tomé de Negrelos é uma área no quadrante Sul com uma morfologia acidentada, altitudes elevadas entre os 250 e os 455 metros e declives acentuados (20 e 31 graus), além disto apresenta elevada número de área com vertentes sombrias, ou seja, expostas a Norte e que são pouco indicadas para construção e agricultura.



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal