Sectores de actividade - Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sectores de actividade

Freguesia > Demografia > Análise sócio-económica

O sector de actividade com menor representatividade no período em análise (2001 e 2011) é o sector primário, embora represente apenas 1% da população residente tanto nas diferentes escalas de análise como em ambos os anos referidos, é contudo o sector com maior regularidade.

O sector secundário e o sector terciário variam ao longo dos anos de análise. Em 2001 tanto no município como na freguesia de São Tomé de Negrelos o sector com maior predominância era o sector secundário, com 73% de população residente ao nível da freguesia e 64% ao nível do município. Quanto ao sector terciário este representava o segundo maior sector com 26% da população activa em São Tomé de Negrelos e 35% no município.

Em 2011, o cenário é diferente, com o sector terciário a ter maior peso, sendo que na freguesia em estudo este sector abrange 41% da população activa e no município é o sector predominante com 50% da população activa. Contudo, na vila de São Tomé de Negrelos, mesmo em 2011 o sector com maior representatividade é o secundário com 58% da população empregue neste sector.

Tendo em consideração a freguesia, o maior número de população residente trabalha na Indústria Transformadora (1391 em 2001, e 761 em 2011), uma vez que o sector de actividade mais representativo é o secundário, é nesta actividade que existe mais população trabalhadora.

Como indústria transformadora, entendem-se as seguintes profissões operários, artífices e trabalhadores similares (712 – 2001), e operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem (615 – 2001). No entanto, as designações das profissões foram modificadas e em 2011 tínhamos 185 trabalhadores da confecção de vestuário, curtidores de peles, sapateiros e similares, 146 operadores de máquinas para o fabrico de produtos têxteis, de pele com pêlo e couro, e 117 trabalhadores não qualificados da indústria transformadora, com grande peso na população activa da freguesia.

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal