Uso do Solo - Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Uso do Solo

Freguesia > O Território

A compreensão das dinâmicas dos usos do solo, e do modo como estas afectam e se relacionam com as múltiplas funções da paisagem, torna-se, pois, a base de partida e um pré-requisito para uma melhor caracterização das paisagens, e uma optimização das múltiplas funções nelas existentes (Delgado, 2013 citando Wiggering et al., 2006) é através do CORINE Land Cover que são cartografadas as diferentes dinâmicas de uso do solo, através das classes mais genéricas resenha as áreas agrícolas, áreas florestais e semi-naturais e os corpos de água.


O município de Santo Tirso é uma área com 49,2% de área ocupada por floresta e área semi-natural, seguindo-se a área agrícola com maior predominância, isto é, 29% da área do município. Já a freguesia de estudo apresenta a mesma importância de uso do solo comparativamente a Santo Tirso, ou seja, a área florestal e semi-natural impera e com 39,4%, seguindo-se a área agrícola que representa 31,4% da área da freguesia.
Contudo a área urbana da freguesia comparativamente ao município têm uma percentagem relativa de área urbana, 28,6%, enquanto o município têm apenas 21,2%.

Os corpos de água ocupam 0,5% da área do município e da freguesia.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal